segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O STF ABRIU A CAIXA DE PANDORA











Luiz Carlos Nogueira









Vamos inicialmente lembrar a lenda da “Caixa de Pandora”, que para ser mais exato, era a “Caixa de Timeu”. Pois bem, na mitologia grega, Pandora teria sido a primeira mulher criada por Zeus, como punição aos homens pela ousadia cometida por Prometeu, o titã que roubou dos céus o segredo do fogo.

Como Pandora foi feita à semelhança das deusas imortais, Zeus destinou-a à espécie humana, como punição, por terem os homens recebido de Prometeu, o fogo divino, ou como queiram, o fogo sagrado.

Pandora teria sido destinada a Epimeteu, ao qual seu irmão Prometeu recomendara que não aceitasse quaisquer presentes dos deuses, porquanto os mesmos quando davam presentes era porque queriam algo em troca. Porém, como Pandora era de uma beleza deslumbrante, Epimeteu se esqueceu da recomendação do seu irmão (Prometeu) e tomou-a como esposa.

Epimeteu possuía uma caixa que lhe fora presenteada pelos deuses, caixa essa na qual estavam encerrados todos os males, dos quais hoje a humanidade padece, portanto, em vista disso, avisou à sua mulher Pandora, para que não a abrisse. Ela, porém, não resistindo a curiosidade, abriu a caixa, e tudo quanto nela estava contido, escapou.

Pandora, assustada, rapidamente fechou a caixa, que, no entanto, reteve apenas um único bem — a esperança.

Mas a partir daí a humanidade passou a ser afligida por todos os males que perduram até hoje.

Então aqui começa uma nova história mitológica, só que essa é exclusivamente brasileira:

E assim Zeus criou um seu representante Supremo na Terra brasileira, ao qual deu o nome de STF, como punição aos homens que tiveram a ousadia de querer acender o  fogo sagrado da justiça.

O resto da lenda brasileira, o leitor inteligente e criativo, poderá completá-la apenas adaptando-a à original.


Todos os demônios foram soltos  (os mensaleiros, os da máfia das ambulâncias, etc, etc.), e agora esse Supremo nunca mais conseguirá recolhe-los à caixa. Apagou-se o fogo sagrado da justiça e até a esperança ficou tão anêmica, que possivelmente irá morrendo aos poucos e depois do seu derradeiro suspiro, poderá ser enterrada na própria caixa.