segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Movimentando a rainha no tabuleiro de xadrez, para não ser comida.

Luiz Carlos Nogueira
nogueirablog@gmail.com



Foto do site Jequié Repórter (Wilson Novaes Júnior)


Não sou enxadrista, mas já vi uma situação num tabuleiro de xadrez em que a rainha foi colocada ao lado do rei, mas ele não podia comê-la (capturá-la), porque segundo me informaram, se bem compreendi, o rei só anda (movimenta) uma casa por vez, mas se você fazê-lo andar uma casa para o lado da rainha aí ela pode comer o rei — é xeque-mate.


Pois bem, se é assim, então posso usar isto como alegoria (ou a rainha como metáfora) para dar um xeque-mate na situação da Ministra do CNJ, Eliana Calmon, aproveitando a ideia do meu amigo Dr. Alex Melo, médico psiquiatra, acostumado aplicar “sossega leão” nos aloprados e além disso é conhecedor de política, pois até já foi vice-prefeito em Aquidauana (MS).


Dia 22 deste mês e ano (domingo) estávamos “proseando” numa roda de amigos, quando surgiu o assunto sobre a celeuma em torno da competência do Conselho Nacional de Justiça, especialmente com vistas às declarações da Ministra e suas atuações. De repente o Alex, como sempre faz, deu uma brilhante ideia, já que a Presidente Dilma Roussef parece estar com vontade de acabar com a corrupção no país — disse ele: Ora, se a Presidente está mesmo empenhada em varrer os corruptos do cenário político nacional, eu no lugar dela nomearia a Ministra Eliana Calmon como Presidente do Supremo Tribunal Federal, poxa!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário